VISITANTES

web counter

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Homens, mulheres e hormônios

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Homens e mulheres não são nem um pouco parecidos, na verdade são totalmente opostos, isso é um fato, uma informação, chame do que quiser, afinal algumas coisas são assim apenas porque devem ser. Os valores de cada um são muito diferentes, (digo isso de forma geral) o homem, por exemplo, é estimulado visualmente, enquanto a mulher é sensorial e é facilmente estimulada pelo toque. O homem age de forma lógica e racional, já a mulher é sentimental e emotiva.

Um fato interessante e que comprova a veracidade desses fatos, é vivido todos os dias e aposto que todos, (ou quase todos) já devem ter passado por isso em algum momento da vida. Uma mulher feia, (não feinha, digo feia mesmo um “trubufu” uma daquelas que você pede se tem fogo só pra chamar de dragão) quando é apresentada a um homem, a primeira coisa que se passa na mente dele depois de ver os “atributos” dela, é algo do tipo “cruzes que mulher feia!”. Ela pode ser um doce de mulher, ter uma conversa super agradável e mesmo assim, no fim da noite, quando o homem se despede dela o primeiro adjetivo que virá em sua mente quando se lembrar dela será feia. Isso não é maldade, esta na genética é fisiológico, o homem não tem culpa e nem faz de propósito, apenas é assim que funciona a mente masculina, uma “futilidade genética”

Agora, tente apresentar um homem feio para uma mulher, obviamente ela o achará feio, afinal isso é indiscutível ele é feio mesmo, mas depois de uma noite inteira de conversa, ele já passa a ser querido e “não tão feio”, a emoção fala mais alto que a razão pois mulheres são sentimentos.

Se tratando de genética, o homem quer reproduzir e a mulher quer um parceiro estável que proporcione segurança para ela e seus futuros filhos e isso vêm desde a pré-história, quando a única coisa que o homem tinha de vantagem sobre os outros animais era o tamanho de sua massa encefálica, para a espécie não se extinguir ele precisava garantir a procriação da raça. Enquanto a mulher ficava “inútil” por nove meses no período da gestação, o homem estava livre para fazer seu trabalho e reproduzir com outras fêmeas, mas não vou aprofundar e nem dar segmento a essa história. Os homens e as mulheres evoluíram muito desde a pré-história, porem em sua essência continuam os mesmos.

No fim da historia, testosterona e estrogênio falam mais alto, para o homem a feia é feia e ponto final, para a mulher o feio pode vir a ser bonito depois de conhecê-lo. Ah os hormônios, tão complexos e tão manipuladores, eles realmente controlam nossas vidas.

Antes de terminar, gostaria de deixar claro que isto não é um texto machista, é apenas uma abordagem e uma explicação que encontrei para este assunto, acredito que os homens e as mulheres possam viver muito bem juntos e isto é outro fato comprovado, afinal amar de verdade é saber respeitar as diferenças (físicas e genéticas) de nosso companheiro.



Juliano Furlanetto

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A hipocrisia que move o Brasil

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
O carnaval chega novamente e isso me remete a vários pensamentos e teorias sobre o nível ao qual nos encontramos no presente. Ser hipócrita não e nada demais na atualidade afinal uns roubam os outros com um sorriso no rosto e a garantia de um bom negocio, mas não se assuste pois fomos treinados para isso, foram décadas,talvez ate séculos de aprendizado para chegarmos a quase perfeição nos dias de hoje.
Ainda existem muitas pessoas integras e que não receberam o "chip da hipocrisia" estes passam por grosseiros, rabugentos, insensíveis, anti-sociais e vários outros adjetivos atribuídos pela maioria. As pessoas não conseguem ouvir uma verdade e ironicamente esta é a verdade. Afinal é muito mais fácil mentir com um sorriso no rosto do que admitir que a vida não é mil maravilhas. As pessoas confundem boa educação e falsidade, algumas vezes a tal boa educação é a maior mentira de todas, um sorriso externo e um ódio interno, sentimentos tão ambivalentes, chega ser engraçada a educação moderna
Porem devemos admitir que a hipocrisia move o mundo, tudo para ganhar dinheiro e ter capital, as pessoas perceberam que um sorriso no rosto e uma mentirinha bem contada fazem a outra pessoa sorrir e aceitar a sua distorção da verdade (mentira é uma palavra muito forte, porque nos dias de hoje ninguém mente, só omite ou distorce) de braços abertos e esse espelhamento melhora a relação com os outros e faz a economia e as transações continuarem se movimentando.
O problema foi que em algum momento esses atalhos sairam do modo "manual" e passaram a ser "automáticos" e exatamente neste ponto que os verdadeiros valores perderam o sentido real e o capitalismo tomou conta de nossas vidas, pode ter começado na Revolução Industrial quando trabalhadores foram tratados como peões e trocados por maquinas (o que também revolucionou o mundo) ou ate antes disso, quem sabe?
Mas afinal, o que o carnaval tem com tudo isso? O que era um desfile de escolas de samba virou um desfile de nudez e baixaria, a diversão hoje é disputar quem beija mais, quem sai no final da festa acompanhado, quem bebe mais... Infelizmente estas características definem o evento pelo qual nosso pais é reconhecido mundialmente. O carnaval perdeu o real sentido e virou uma desculpa para os jovens apoiarem uns aos outros ao beijo, ao sexo, a bebida e ate as drogas, afinal no carnaval pode tudo. O carnaval nada mais é do que uma desculpa para quem quer fazer besteira, dessas besteiras as vezes nascem crianças inocentes que ficam com pais inconseqüentes e sabe-se lá o que serão no futuro se é que terão um futuro. Caso tenham, provavelmente será um reflexo de uma criação inconsequente e sem limites.
Porem o carnaval move a economia de nosso pais sendo um dos maiores eventos do Brasil, o que os jovens fazem não importa pois o capital gira e a economia se fortalece e isso e o que interessa e atualmente ajudou o Brasil a ser a sexta economia mundial . As posses do País e a colocação mundial melhoraram, mas será que a cabeça dos brasileiros algum dia vai mudar e ver as coisas com lógica e racionalidade ou vai continuar com os olhos fechados, uma fantasia no corpo e um sorriso ambivalente no rosto?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A linguagem dos sentimentos

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
A partir do momento que alguém passa a dizer que palavras são apenas palavras, uma música é apenas uma música um por do sol é apenas um por do sol... Esta pessoa e tão racional quanto um tijolo, uma madeira ou qualquer coisa inanimada que não tenha a sorte de ter massa encefálica dentro de seu crânio.
Tudo esta nas entrelinhas, basta observar e você vera que todas as coisas existem, se movem e são por algum motivo. Por algum motivo todos os nossos sentidos nos arrematam a lugares, lembranças, pensamentos e então repito que tudo é uma grande ligação, um interruptor que liga uma lâmpada, a água que move um moinho... Tudo, por menor que seja faz parte de algo maior.
Estava tocando em um hotel em uma dessas noites de verão e quando terminei uma senhora se dirigiu até mim e disse que enquanto eu tocava fazia com que ela se lembrasse de sua filha que era musica também e estava tocando no exterior. Minha simples música trouxe lembranças para alguém, lembranças boas de alguém para alguém e isso realmente me deixou grato, ser um artista hoje e ter seu trabalho reconhecido é a maior gratificação que se pode ter.
Conseguem ver a ligação? Uma música com momentos e pessoas, quando falo em música esqueçam-se da euforia e da overdose de felicidade do carnaval ou de um baile funk, pense realmente nas entrelinhas, um músico compondo e abrindo seu coração,porque afinal de contas a musica é um sentimento que quando tocada com o coração certamente tocará o coração de mais alguém.
O romance de uma música melódica diferente do que muitos pensam não nos traz lagrimas, mas sim lembranças de momentos e pessoas e estas fazem companhia para o coração.
Sou de origem italiana e as musicas típicas explicam toda a imigração e as dificuldades pelas quais meus antepassados passaram. Destas dificuldades eles compuseram melodias alegres e com esta alegria tentavam maquiar o trabalho árduo e lembrar-se de tudo o que passaram para chegar até aqui. Novamente a ligação através da música, o passado com o presente e a prova de que uma simples canção pode conter décadas de historia.
Então antes de falar que uma música é apenas uma música, veja nas entrelinhas, pois as estrelas que você vê hoje são as mesmas que seus antepassados viam, os acordes que você toca em seu violão continuam sendo os mesmos. São corações e sentimentos ligados através do tempo, o presente e o pretérito esta é a verdadeira musica a linguagem dos sentimentos.

Juliano Furlanetto